terça-feira, 30 de agosto de 2011

Figuras Pokémon Tomy

Editado por Pk-PT (12/09): Estou finalmente de volta à minha terra e com acesso regular à Internet. Para quem não sabe, passei o último mês de férias e com grandes limitações no acesso à Internet, por isso o Spirit ficou responsável pelo blog. Ainda hoje volto às actualizações. Gostaria de informar que o nosso parceiro PokéPortuga voltou em pkportuga.wordpress.com.


Quando criei a rubrica eSpirito Pokémon, tinha em mente este produto de merchandise. É, provavelmente, o que tenho mais pena de ter sido descontinuado (pelo menos aqui em Portugal).

Quando Pokémon apareceu não faltava nada, como tenho dito nos meus artigos. Jogávamos os jogos, víamos a série e queríamos que a acção continuasse fora do ecrã. Para uma criança, melhor seria ter brinquedos com que simular as batalhas vistas, e o produto que melhor fazia o trabalho era este.

Figuras (miniaturas?) de 4 a 5 cm das 151 criaturas coleccionáveis. Bem, 151 não sei se eram, pois eu nunca cheguei a vê-los todos à venda. Eram fabricados por uma empresa chamada TOMY (depois de uma pesquisa, fiquei a saber que o nome completo é Takara Tomy), uma grande empresa japonesa, também presente na América e Europa, de brinquedos de toda a espécie. Mais ou menos como a nossa Concentra, mas maior (e melhor). A empresa ainda existe, muitos devem conhecer, e continua a criar produtos Pokémon.

Havia vários pacotes destes bonecos:


O mais comum tinha apenas duas figuras, normalmente com dois pokémon da mesma família de evolução (não é o caso da imagem de exemplo, aliás, acho que o Meowth e o Gengar era o único que fugia à regra). Também vinha incluída uma Master Ball, dividida ao meio onde era possível guardar um boneco dentro. Cada figura trazia uma espécie de moeda com o seu nome numa face e a sua imagem na outra. Acho que estas figuras tinham um jogo próprio que eu nunca percebi muito bem o que era. Se ao menos tivessem incluído umas instruções...



Outro pacote incluía três figuras, para as famílias que tinham mais que uma evolução. Alguns exemplos são Bulbasaur e as suas evoluções, Charmander e os correspondentes (como na imagem), o mesmo para o Squirtle e o seu gang, Poliwag e etc. Havia um com Farfetch'd, Doduo e Dodrio (o Farfetch aqui era a ovelha negra).
Este pack trazia ainda um lançador na forma de um Game Boy. Passo a explicar, no topo do Game Boy (onde é a ranhura dos cartuchos) há um espaço onde colocar uma pequena bola que depois é lançada quando se pressiona o botão (sendo o botão o ecrã). A parte das teclas abre e lá dentro há um compartimento onde colocar as moedas que falei há pouco. Isto era o mais perto de um jogo que eu pensei: lança-se a bola contra os bonecos e quem deitar mais abaixo ganha. Será isto?


Um pacote maior continha 5 figuras, com pokémons sem relação aparente. Só havia dois packs: o da imagem, com Mewtwo, Alakazam, Seel, Staryu e Togepi (o único da 2ª geração), e outro com Mew, Gyarados, Nidoking, Growlithe e Dragonite. Estes tinham ainda um pequeno poster com todos os 150 Pokémon (podem vê-lo ali atrás, com o Ash).


O último pacote era constituído por uma personagem da série com um Pokémon seu. Apenas havia quarto: Ash (com o Pikachu), Misty (Starmie), Jessie (Ekans) e James (Koffing). O Brock ficou excluído, como sempre. Estes também traziam uma bola, mas em vez se ser uma Master, era apenas uma Poké Bola.

Ainda vi alguns quando a 2ª geração apareceu, mas foram poucos e nunca comprei nenhum. Lembro-me de ver a Ledyba e o Marill, a partir daí...desapareceram das prateleiras das lojas e desde então que vivo numa depressão profunda.
Aqui mostro a minha colecção.

Comecei com o Pikachu e o Raichu que podem ver na frente. Na 3ª geração ainda havia umas poucas destas figuras, e os únicos que comprei foram o Mudkip e a Latias, foram os últimos desta colecção.
Ter estas figuras era quase ter status e ser superior a qualquer outro mortal. Vá, estou a exagerar, mas não consigo descrever como era cada vez que via uma destas caixas nas lojas.

Adorava estes bonecos. Para onde quer que eu fosse vinham comigo. Para a praia, cenário que dava lugar a combates subterrâneos frenéticos (uma vez, uma rajada de vento levou o chapéu e lá ficaram as criaturas todas enterradas, quase que ia perdendo o Venomoth), ou para a banheira, em que os do tipo água entravam em acção para combater contra a pressão do chuveiro (podem ver na imagem que o Hitmonlee não tem uma perna - foi pelo ralo abaixo...eu tinha 9 anos, piedade de mim), ou até para a escola onde aconteceram as piores desgraças aos pobres pokémon. Uma vez, o Raichu foi-me levado por outros rapazes e foi pontapeado como uma bola de futebol até ficar com umas horríveis cicatrizes do alcatrão, fiquei traumatizado para a vida. Na primária, perdi o Psyduck (agora só tenho o Golduck), depois disso vi um rapaz com um Psyduck igual mas mais mal tratado - tinha os cabelos cortados por uma tesoura, é verdade. Não sei se era o meu, mas chocou-me para a vida, também.

Enfim, o Charmeleon tem a cauda desmontada, o Dragonite já não tem uma antena, ao Raichu já lhe caiu a cauda também, o Ash já não tem a base de suporte, o Hitmonchan ficou sem uma mão, etc... é uma família com muitos problemas, sinal de que foram bem aproveitados.

E vocês? Têm algum destes?

16 comentários:

  1. Eu também tenho o ash e o pikachu, mas recebi esse boneco quando eu era muito pequeno e nunca ouvi falar dessa pokebola, mas adorava esse boneco

    ResponderEliminar
  2. Recebeste sem caixa? É que a bola estava dentro da caixa XD

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro deram-me quando tinha dois ou tres anos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ja agora não te enganas te aqui:
    "...ou até para a escola onde aconteceram as piores desgraças às pobres pokémon."

    Nao era suposto dizer: as piores desgraças aos pobres pokémons?

    ResponderEliminar
  6. eu tenho o pikachu, o raichu (sem cauda xPP), o wobbuffet e um treecko (sem cauda também...)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Sim, enganei-me.
    Também comprei muitos dos meus em Espanhã, porque lá havia alguns que eu nunca vi cá, como o pack do Slowpoke, Farfetch, ...

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite!

    Queria propor uma parceria entre o poke-pt e o pokémundo-pt.blogspot.com (já era minha intenção levar esta proposta para a frente quando o site encerrou...)

    Se tal for possivel, poço que enviem um banner do poke-pt para digimast@live.com.pt e visitem o pokemundo-pt (endereço em cima): estará um button 88x31 na página de parcerias.

    Comprimentos!

    ResponderEliminar
  10. Vejam a programação da SIC para sábado!
    Pelas imagens que vi, Pokémon será novamente exibido. Acho que é a temporada 8.

    ResponderEliminar
  11. já a semana passada pokémon passou na sic

    ResponderEliminar
  12. Ei, bons tempos! Tenho cerca de 20 figuras dessas, lembro-me perfeitamente disso. Também tenho esse gameboy roxo e uma master ball. É pena que não se vendam mais dessas figuras aqui em Portugal, pelo menos que eu tenha visto. Ainda existem algumas mas a qualidade não se compara, agora só se vendem uns bonecos fraquitos que são ocos por dentro e outras coisitas, nada que se compare a esses antigos.

    ResponderEliminar
  13. http://pkp-pkpoke.blogspot.com/
    novo site do pokeportuga, o outro foi apago por causa dos direitos de autor

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. bom eu morro no Brasil e por aqui ainda venden estes boneco eu eu ja tenho as figuras:
    charmander
    chinchar
    dilkia
    palkia
    charizarde
    monfernom
    buizel
    ainda nao tenho muitos pq eu so encontrei a loja por estes dias mas o charmander e o charizarde eu tenho a mais tempo...meu charmeleon foi engulido a pedaços pele cão do meu pai mas quero informar que na semana que vem eu vo comprar mais 6 pokemons novos!!! :)

    ResponderEliminar