terça-feira, 9 de agosto de 2011

Revista Oráculo nº3


De volta com outra revista da Oráculo. Não, não é o nº2. Não me lembro porque é que não comprei o nº2, mas fui averiguar e já sei a razão para tal - a capa do nº2 é o Spiderman (apesar de também ter umas coisas sobre Pokémon em pequeno). Como disse anteriormente, para um miúdo de 9 anos, não valia a pena olhar para uma revista que não tivesse Pokémon na capa. Felizmente, o número 3 já tinha, e é dessa capa que vos vou falar.


Assim como terminou a primeira revista, assim começa esta - com um cartaz ao Pokémon Stadium, jogo para a Nintendo 64 que é contemplado no número deste mês, Junho de 2000.
Temos ainda um passatempo para ganhar vídeos Pokémon, mais umas coisas sobre Magic e a série do Homem-Aranha na SIC.


Para começar, uma publicidade à própria Devir. ARENA é o sítio onde podem participar em jogos de cartas como Pokémon, Magic, etc. Disponível em Lisboa e no Porto. Tenho ideia que isto ainda hoje se mantém (pelo menos acho que as ligas de Pokémon TCG ainda existem).
Depois o índice e a introdução, como sempre.


Entram logo com o tema de capa. Um breve resumo do que consiste este primeiro jogo do Pokémon em 3D, com uma explicação para cada modo de jogo e das várias opções. Depois disto , apresentam alguns segredos e truques, o que era uma bênção para a época. Como na altura a internet era coisa rara (pelo menos para mim), as revistas eram a única fonte de "cheats" para conseguir ultrapassar os videojogos, por isto eu gostava de comprar revistas que me ajudassem.


Mais truques do jogo. Pokémon Stadium foi o meu primeiro jogo Pokémon, na altura só tinha uma Nintendo 64, por isso quando saiu um jogo Pokémon fui logo compra-lo. Fiquei desapontado ao chegar a casa, pensava que ia ter uma experiência ao estilo da série de televisão (era a minha referência, queria um jogo assim, quase como os combates do PokéPark Wii), mas ao invés tinha monstros que ficavam parados a olhar uns para os outros. Com o tempo aprendi a jogar e descobri que afinal este jogo valia a pena. E com estes truques, tinha mais vontade de o terminar (passados 11 anos ainda não o acabei, shame on me).
A página 7 está reservada ao cinema. Vou passar as próximas duas páginas à frente, são sobre uma banda desenhada do Capitão América.


Outra vez a rúbrica PokéEpisódios que contém os 10º, 11º e 12º episódios. Devem lembrar-se bastante bem de quais são.
Na página 11 temos uma passatempo. Têm 10 cassetes de vídeo da Prisvídeo (lembram-se destas?) de "Pokémon - A Montanha Misteriosa", sobre os episódios 4, 5 e 6 da primeira série. Para ganharem uma destas, apenas têm de enviar uma frase sobre o vosso Pokémon favorito para a morada indicada. Despachem-se e ainda vão a tempo de ganhar uma.


Passei as duas páginas anteriores, uns resumos dos primeiros episódios de uma série do Homem-Aranha.
A 14ª página é sobre a carta do Magikarp, considerado como "um dos Pokémons mais fracos". Fiquei chocado quando vi que "No passado antigo, era um dos Pokémons mais fortes".
Outra carta, esta sobre o Pidgey.


O aparecimento da Liga Pokémon TCG, algo que ainda existe hoje, penso eu. Apresenta os locais em que decorrem e o prémio: uma insígnia de metal. Eu cheguei a ver umas destas insígnias, um amigo meu tinha (não porque tivesse ganho, mas porque conhecia gente da Toysrus que lhe deu). Eram bem fixes estes "crachás".
Depois apresentam algo novo sobre TCG, uma série de perguntas e respostas, quase como um teste, para avaliar os conhecimentos dos leitores.


Neste número apresentam a Família de Fogo, cujo baralho consiste só de Pokémons de fogo (no número 2 falaram da família de água).
Agora salto da página 19 para a 27 (Magic pelo meio).


Se bem se lembram, no final da primeira revista pediam aos leitores que enviassem os seus desenhos Pokémon que seriam apresentados no nº3. E aqui estão eles. Acho que estes dois primeiros são os melhores. Na altura fiquei maravilhado com estes, queria desenhar assim. Tristeza...


Mais desenhos. Para os leitores do Poké-PT, se algum de vocês for o autor de uma destas obras de arte, por favor, apresentem-se. Não tenham medo.


E para terminar, a contracapa....publicidade à nova expansão de TCG: Selva.


E pronto. Espero que não tenham ficado saturados. Prometo que o próximo artigo do eSpirito Pokémon não será sobre a Oráculo.
Abraços....e muitos beijinhos também.



12 comentários:

  1. "Como não havia internet, as revistas eram a única fonte de "cheats" para conseguir ultrapassar os videojogos, por isto eu gostava de comprar revistas que me ajudassem."

    Na altura (2000) havia Internet sim senhor. Só não estava era tão desenvolvida e propagada como hoje.

    ResponderEliminar
  2. Quando eu disse que não havia internet quis dizer que não havia internet na minha casa, como a maioria das casas em Portugal. É claro que eu sei que nessa altura a internet já existia.

    ResponderEliminar
  3. OK, então podias simplesmente dizer "Na altura, ter a Internet era quase um privilégio e a maior parte dos lares em Portugal não a tinha, incluindo a minha". Porque pode-se também referir um período, como finais dos anos 80 a "Como não havia Internet", o que é verdade. Não se pode comparar essa situação à de 2000, em que a Internet existia, porque ninguém adivinha que te referias à tua casa :D

    Não é para falar mal, só a corrigir um texto que normalmente traz muitas interpretações erradas.

    ResponderEliminar
  4. Mais um artigo excelente, Spirit :D
    Pessoal, estou a comentar para dizer que estou com internet muito limitada. É pouco provável que eu consiga colocar notícias nos próximos dias. Caso seja necessário, o Spirit vai fazê-lo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado e muito bem. Estaremos contigo.
    As melhoras (como se isso fosse uma doença XD).

    ResponderEliminar
  6. se tiveres mais edições da revista publica, a gente agradece :b

    ResponderEliminar
  7. Sim, tenho e farei.
    Mas não será o próximo que é para desenjoar :P

    ResponderEliminar
  8. http://animepokemonpt.blogspot.com/2011/08/peticao-queremos-o-panda-biggs-hd.html Assinem a petição e juntem-se ao grupo no Facebook!

    ResponderEliminar
  9. *Façam “like”/”gosto” na página do Facebook

    ResponderEliminar
  10. Parabéns spirit!! Que grande artigo!! Para o Magikarp ser o mais forte só podia ser o único pokemon

    ResponderEliminar
  11. Se quiserem figuras iguais às que vi aqui no blog vão aqui:

    http://www.pokemonzone.com/

    têm todos os bonecos e são rápidos na entrega. Se encomendarem 7 unidades ou mais não pagam portes.

    Atenção aos personagens do Pikachu, há 2 pelo menos que encomendei (um a correr e um parado) que vieram trocados.. mas de resto já com cento e tal para o meu filho, os restantes vieram sempre certos.

    Pena o Sharizard estar sempre esgotado.. pelo menos a versão maior.

    Excelente blog a propósito


    Cumps,


    Davish

    ResponderEliminar