terça-feira, 26 de julho de 2011

História do Poké-PT - Parte 3

Mais uma vez, levei uma semana a completar esta parte. É provável que as 2 partes que faltam também cheguem com 1 semana de intervalo. O chat deverá ser lançado amanhã, dia 27 de Julho, por volta das 19:00. Peço que apareçam, para dar ao chat um dia parecido aos seus dias de glória, alturas em que estava sempre cheio. Abaixo podem ler a história do nosso site em 2009:

2009
Uma das nossas primeiras promessas aquando do lançamento do blog foi a disponibilização online de todos os episódios dobrados de Pokémon, mas era algo em que eu ainda não tinha começado a trabalhar. Ora, o momento perfeito para começar aproximava-se, a SIC revelou por e-mail ao PTOldMan que a 10ª temporada, Diamond and Pearl, ia finalmente começar a passar a 4 de Janeiro. Antecipando a estreia, poucos dias antes (ou até mesmo na véspera, não tenho bem a certeza) decidi colocar as aberturas portuguesas no YouTube e confirmei que ia gravar a série e disponibilizá-la no blog. Quando chegou o dia... Mais um episódio de Advanced Battle. Mais uma vez, a SIC não cumpria a sua promessa, mas pelo menos as aberturas no YouTube chamaram mais pessoas para o meu blog. Poucos dias depois foi anunciado no Japão o 1º jogo Pokémon do ano, mas um jogo que passou um pouco despercebido: Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky.
O mês continuou e tudo corria normalmente até um dia perto do fim do mês (Provavelmente dia 26 de Janeiro), dia em que o sistema operativo do computador que eu estava a usar para desenvolver o site decidiu deixar de arrancar. Liguei outro computador e escrevi uma notícia no blog a informar que o futuro do site estava em risco. Se eu não conseguisse resgatar o site desistia disto. Fiz várias tentativas para que o sistema arrancasse, tentei instalar outro sistema que não eliminasse os meus dados e tudo falhava. Depois de algum tempo concluí (Infelizmente não me lembro como cheguei a esta conclusão) que o disco rígido estava danificado, ao ponto de não ter reparação (É o resultado de vários anos de serviço, muitas paragens bruscas e muitas vibrações com ele rodar). Comecei então a pesquisar outros métodos para conseguir recuperar alguns dos dados que ainda estavam intactos. Acabei por resgatar o site mais tarde nesse dia, com apenas alguns ficheiros de menor importância danificados e actualizei a notícia no blog com a informação de que o futuro do site já não estava em risco.
Continuei com as actualizações frequentes no blog e decidi que a partir do fim-de-semana seguinte ia começar a gravar os episódios que passavam na SIC, apesar de não serem da 10ª temporada, que era onde eu queria começar. Então, no dia 30 de Janeiro informei que ia colocar online o episódio de Advanced Battle que ia para o ar no dia seguinte.
Uma vez que o dia seguinte era um Sábado, e nesta altura os meus Sábados eram extremamente ocupados, não vi o episódio em directo, nem me interessava, pois supostamente era mais um episódio de Advanced Battle. Quando cheguei a casa da minha primeira "tarefa" do dia, comecei a rebobinar a cassete (VHS... Antes do DVD não havia maneira de saltar logo 20 minutos para trás, por exemplo, era preciso esperar). A certo ponto parei e comecei a reproduzir, para ver se já estava na parte onde estava gravado Pokémon: Vi a Dawn a fugir de uns Ariados. Então, continuei a rebobinar para o início do episódio, ainda sem noção do que tinha acabado de ver. Até que comecei a pensar "Espera... Aquela era a Dawn?" e comecei a reproduzir novamente. Desta vez o episódio estava mesmo no início e finalmente apercebi-me do que estava a ver: Pokémon Diamond and Pearl. Corri para o computador para colocar a notícia no blog: A SIC tinha estreado a nova temporada de Pokémon sem um único aviso. Infelizmente não podia passar o episódio para o computador nesse momento, pois tinha mais 2 "tarefas", mas prometi que o episódio viria ainda nesse dia. Quando regressei a casa, comecei a preparar o material para passar o áudio para o computador (Uma vez que não tenho maneira de passar o vídeo) e cheguei a uma péssima conclusão: O facto do computador ter um microfone embutido estava a impossibilitar-me de gravar por cabo. Uma vez que não podia usar o meu outro computador, por estar avariado, tive de começar noutra maneira. Tentei mudar várias definições para desligar o microfone do computador, mas tudo era em vão. Até que me lembrei de um pormenor: O meu telemóvel era dos poucos capazes de gravar áudio por cabo. Procurei o adaptador necessário para ligar o telemóvel ao VHS e finalmente comecei a gravar. Depois lembrei-me de outro pormenor: Espaço. O cartão de memória que estava no telemóvel era minúsculo (32MB) e eu não tinha outro. Tive de apagar todos os dados do cartão (O que me custou imenso, uma vez que o cartão veio com um jogo fantástico, jogo esse que não tinha outra maneira de obter) para finalmente conseguir gravar o episódio. Quando passei a gravação para o PC reparei que era um tipo de ficheiro não suportado pelo Windows Movie Maker (Que era o único programa de edição de vídeo que eu tinha), mas facilmente encontrei na Internet um programa capaz de converter o áudio. Finalmente estava tudo certo, sincronizei o áudio com o vídeo e coloquei-o online. Um mês emocionante, sem dúvida.
O mês de Fevereiro viu um crescimento enorme do blog, uma vez que éramos os únicos a colocar episódios da 10ª temporada online. As notícias foram escassas mas uma destacou-se em particular... Os Pokémon iniciais de Johto iam aparecer no 12º filme. Qual era o significado disto? Começaram os rumores...
Finalmente chegou o dia 1 de Março. Depois de meses de trabalho, tinha chegado o dia de colocar o site online, o que acabou por só acontecer no fim do dia, por volta das 17 horas. O conteúdo do site não era muito, mas para nós era o suficiente. No entanto havia um pequeno problema com o site: Não era possível comentar as notícias. Esta foi uma das razões que levaram ao lançamento do nosso primeiro fórum, no fim desse mês. O upload da temporada 10 continuava à medida que a SIC apresentava novos episódios, mas não haviam muitas novidades no mundo Pokémon.
Abril foi um pouco mais produtivo no que toca a notícias. O lançamento da Nintendo DSi, a 3 de Abril trouxe a primeira novidade para o nosso país, a Nintendo Ibérica tinha finalmente iniciado as suas funções em Portugal. Este foi sem dúvida um momento importante pois a série tem subido em Portugal muito graças a este acto. A mudança foi logo visível: No fim do mês foi revelado que a figura de Giratina que tinha sido oferecida no resto do mundo a quem reservasse o jogo Pokémon Platinum também ia chegar aqui, algo que revelamos no Poké-PT em 1ª mão. Os uploads foram mais uma vez entregues a tempo, mas este era o último mês em que isso acontecia.
Maio foi um mês de algumas mudanças para o site. O meu serviço de internet principal foi cancelado no fim de Abril e fiquei limitado a 1GB de tráfego por mês. Tive de pedir a outras pessoas para gravarem os episódios por mim, o que acabou por não correr muito bem, e os uploads começaram a vir atrasados, quando vinham. Mas tirando isto, este foi um mês fantástico. No Pokémon Sunday de 3 de Maio disseram que ia haver uma grande revelação no episódio seguinte e mostraram uma imagem com os festejos da revelação pela equipa do programa. Os ornamentos eram dourados e prateados... Os rumores começaram a aumentar. No dia 8 terminam os rumores que já duravam anos: Foram finalmente confirmados os remakes de Gold & Silver, HeartGold & SoulSilver! Vários detalhes foram revelados ao longo da semana seguinte, a comunidade esta em euforia e para mim era a oportunidade ideal para mostrar o que tinha sentido no ano anterior com Pokémon Platinum. No entanto, este mês ainda não tinha mostrado todo o seu valor, pois no dia 22 o jogo Pokémon Platinum foi finalmente lançado na Europa. O lançamento português foi certo na data, ao contrário do que acontecia com a Concentra.
Junho viu mais detalhes de HeartGold e SoulSilver um anúncio recorde de jogos: 4 jogos, embora 3 deles fossem quase iguais. Mesmo na primeira semana foi anunciado Pokémon Rumble, para o WiiWare, que foi lançado no dia 16 deste mesmo mês, dia em que ficamos a conhecer os outros 3 jogos, que eram 3 versões diferentes do mesmo Mystery Dungeon, também para o WiiWare. Devido à falta de notícias interessantes e ao declínio da quantidade de actualizações do site (Consequência das limitações da minha internet), o site começou a ficar com menos visitantes.
Julho não vieo mudar nada. As únicas notícias foram informações sobre os jogos anunciados. No início de Agosto o site viu uma mudança de visual, mais notícias sobre os jogos revelados e o lançamento dos Mystery Dungeon no início de Agosto, mas com tão poucas notícias o site continuava a descer. Até que, a meio de Agosto, obtive finalmente um serviço de internet decente (E mais uma vez, numa loja de telemóveis que estava a visitar por causa do meu telemóvel). A quantidade de actualizações voltou a aumentar mas nunca chegou ao ponto onde estava antes de cair.
É então que chega Setembro e aproxima-se o lançamento dos remakes de Gold & Silver! Eu tinha tudo preparado para fazer uma cobertura fantástica, eu jogava SoulSilver e o Darkcaterpie jogava HeartGold. Mas de que estou eu a falar? Já estava tudo estragado desde Agosto... A minha DS Lite partiu-se e não pude esperar pelo lançamento dos jogos para a mandar arranjar, uma vez que a garantia estava a acabar. A única DS disponível era a do Darkcaterpie e ele ia jogar sozinho enquanto eu ficava a ver. O jogo finalmente "apareceu", mas nem o Darkcaterpie o conseguiu jogar (Mais uma vez lembro que nós comprámos estes jogos quando eles saíram na Europa, não tentámos fazer pirataria para evitar pagar pelos jogos, mas sim para fornecer informação aos visitantes do site rapidamente). A Game Freak preveniu-se: O jogo tinha um sistema de anti-pirataria avançado e foi o fim da nossa cobertura. Já toda a gente estava a jogar enquanto que nós estávamos a tentar. Depois das pessoas perceberam que não estávamos a colocar informação, foram procurá-la noutros sites e a nossa popularidade voltou a baixar.
O resto do ano viu o anúncio do jogo PokéPark Wii: Pikachu's Adventure em Outubro, com lançamento em Dezembro (8 jogos em 1 ano), quando também foi revelado o título do 13º filme: "Mestre das Ilusões: Z"... Quem seria Z? Embora o título pareça a melhor notícia dos últimos 3 meses, arrependi-me de não ter feito cobertura ao PokéPark Wii, uma vez que o jogo é extremamente fantástico. Se essa cobertura tivesse sido feita, podia trazer mais algumas pessoas ao site e podia ter convencido outras a comprar um jogo muito bom. Consequência: O site acabou o ano em decadência.

E foi este o 2009 do site, que foi praticamente só trazer notícias a partir de Março. Infelizmente, devido ao tamanho do mês de Janeiro, tive de excluir alguma informação menos importante dos outros meses, para evitar um texto gigante (Se bem que acabou por ficar gigante na mesma). Volto a pedir desculpa por algum possível erro, estes artigos são muito difíceis de organizar. Também peço desculpa pelo tamanho do artigo e pelo excesso de informação que pode ser aborrecida.

15 comentários:

  1. Muitas das notícias do blog são colocadas por volta dessas horas. xD

    ResponderEliminar
  2. xD
    Muito bom! Mais uma história fantástica!
    O Anime Pokémon em Portugal já existia quando o Poké-PT foi criado?

    ResponderEliminar
  3. Não, o blog do PTOldMan ainda não existia, mas ele publicou o e-mail que recebeu da SIC no Pokéfórum, se não me engano. Quanto à hora, a notícia com as imagens 3D do Pokémon Rumble Blast foi postada ainda mais tarde, e se repararem as notícias têm normalmente horas dessas xD.

    ResponderEliminar
  4. é! xD
    As vezes eu faço os comentarios logo depois de tu postares xD
    Chegas te a responder-me ás 4:30!

    ResponderEliminar
  5. Em tempo de férias o meu horário fica todo trocado xD.
    Quanto ao chat, que disse que ia lançar hoje no topo da notícia, fica para amanhã, uma vez que não houve muito tráfego hoje a essa hora, as pessoas não tiveram tempo de ver.

    ResponderEliminar
  6. Já a minha avó dizia: não deixes para hoje o que podes fazer amanhã.

    ResponderEliminar
  7. Eu até fazia agora mesmo se houvessem pessoas suficientes online, não quero um chat vazio no seu lançamento xD. Por favor tentem visitar o site às 19:00 de hoje (Afinal é hoje... Esqueci-me que já postei depois das 00:00).

    ResponderEliminar
  8. Bom trabalho, boa sorte para o site.

    ResponderEliminar
  9. Ja agora... como e que crias te o chat para o poke-pt?

    ResponderEliminar
  10. Não é fácil de explicar xD. O chat está escrito em PHP no lado do servidor e usa Javascript no lado do utilizador (Que permite a actualização da janela do chat e o envio de mensagens sem a necessidade de recarregar a página). Não consigo explicar mais a fundo xD.

    ResponderEliminar
  11. Ok xD! Estarei cá ás 19 para ver a reabertura do chat!

    ResponderEliminar
  12. O texto não está grande, acho que está fixe.

    Deixa lá ver esse chat. Tens é de te empenhar em trazer de volta o site.

    ResponderEliminar