terça-feira, 19 de julho de 2011

História do Poké-PT - Parte 2

Esta parte demorou mais a chegar do que o previsto porque tentei confirmar algumas datas (No fim acabei por não conseguir confirmar quase nenhuma...), mas acho que consegui incluir tudo o que é relevante para 2008.

2008
O início de 2008 foi igual ao fim de 2007, simplesmente jogar Pokémon Diamond... É como se eu não tivesse mais nada para fazer. Foi a partir do início deste ano que comecei a acompanhar as notícias sobre o mundo Pokémon. A primeira grande notícia que vi foi a 15 de Fevereiro, quando foi anunciada a Origin Forme de Giratina. Nunca tinha visto o anúncio de um novo Pokémon/forma, por isso isto era algo novo (e fantástico) para mim. Mas a minha notícia favorita veio em Abril, quando uma página na CoroCoro fazia prever o anúncio da terceira versão de Diamond & Pearl no mês seguinte. Pela primeira vez ia acompanhar um anúncio de um jogo da série principal!
Como tal, o mês de Maio prometia. A 2 de Maio, foram descobertos na base de dados de registos Japonesa alguns termos que poderiam ser relacionados com Pokémon. Os termos eram "Origin Forme" (Que já tinha sido confirmado como a nova forma de Giratina), "Another Forme" (Que viria a ser confirmado como nome da forma anteriormente conhecida de Giratina), "Sky Forme" e "Land Forme", e com estes registos começou a especulação sobre uma possível nova forma de Shaymin (Uma vez que o título do 11º filme se referia a ele como o "ramo de flores do céu"). Depois disto, a 10 de Maio, começaram finalmente a sair as informações do novo jogo. Das informações deste dia, a única correcta era o nome do jogo, Pokémon Platinum. No dia seguinte, o momento porque eu tanto esperava: As primeiras imagens do jogo. Eram apenas 2, uma no Spear Pillar, contra a sombra de Giratina e outra no início da batalha contra este, mas tiveram um efeito instantâneo em mim: Tinha de ter aquele jogo. Mas as novidades deste mês não se ficavam por aqui, a 21 de Maio um funcionário de uma empresa Japonesa (provavelmente uma empresa publicitária) confirmou e revelou alguns detalhes da ainda desconhecida Sky Forme de Shaymin. O clima de mistério à volta desta forma que não era mais que um rumor nessa altura fez com que eu ganhasse um grande interesse nela, pois era o primeiro rumor de longa duração sobre Pokémon a que eu assistia.
Junho foi o mês que viu a conclusão deste rumor. No espaço de 3 dias, de 6 a 8 de Junho, vimos 3 imagens desta nova forma de Shaymin que só deveria ser revelada no dia 15 desse mês. No dia 6 o site oficial revelou uma imagem do Shaymin Sky Forme por lapso, no dia 7 uma imagem promocional do 11º filme apareceu em fóruns japoneses e no dia 8 apareceram imagens de uns crachás também relacionados com o filme. No dia 10 apareceram finalmente as primeiras imagens da CoroCoro que confirmavam a Sky Forme de Shaymin e davam novas informações sobre Platinum. Mais de 1 mês depois e muita especulação, era o fim do rumor.
E porquê todas estas notícias sobre Pokémon num artigo que fala da história do site? Porque todo este mistério e especulação deram-me vontade de também poder revelar estas coisas. Uma vez que eu já tinha ideias de produzir um site onde mostrasse as minhas criações (Jogos/Programas quase inúteis em Flash, algo que fazia desde 2006) decidi criar uma secção Pokémon nesse site. Mais tarde acabei por esquecer o resto do site, por uma razão que já não se encontra na minha memória e decidi continuar só com a secção Pokémon. Durante as férias, eu e o Darkcaterpie fomos jogando e trabalhando no site. O logo original do site levou uma tarde inteira de Agosto a fazer, sendo que foi feito no Paint, o que levou a uma qualidade de imagem péssima, mas mesmo assim foi o que decidimos usar (E até ontem foi sempre o logo oficial do site). Depois de algum trabalho já feito, decidimos que o site seria lançado a 8 de Setembro, para podermos fazer a cobertura de Pokémon Platinum.
Os dias continuaram a passar e o lançamento aproximava-se. Quando o dia chegou... Nada aconteceu. Ou melhor, até aconteceu, mas não o lançamento do site. Para começar, o meu avô faleceu nesse dia, e o servidor em que estava a pensar manter o site era o meu PC. Uma vez que isso implicava manter o PC ligado 24 horas por dia e o meu tráfego mensal era extremamente limitado, acabei por não o fazer. O site foi posto de lado temporariamente.
A 10 de Setembro, Pokémon Platinum vem finalmente bater à internet. A chegada antecipada de Platinum era algo que eu e o Darkcaterpie já esperávamos, e com muita ansiedade. Fizemos o download do jogo e começamos a jogar como se não houvesse amanhã (Antes que nos ataquem por causa da pirataria, nós comprámos a versão europeia do jogo). O nosso progresso pelo jogo foi paralelo, e descobrimos as coisas ao mesmo tempo na maioria das vezes (como todos os eventos do Spear Pillar por exemplo, que chegamos ao ponto de passar as linhas de texto ao mesmo tempo). À noite, quando ele ia para casa, continuávamos a falar das nossas descobertas por SMS (uma vez que ele não tinha internet). Em menos de 2 dias, já tínhamos chegado aos créditos. Não há maneira de descrever estes 2 dias, foram simplesmente fantásticos. Sinceramente a única coisa de mal durante este tempo foi não termos o site online para mostrar o que estávamos a ver. Mas não houve muito tempo para isto, uma vez que a escola começou pouco depois.
Apesar de tudo o que se passou no lançamento de Platinum, o site continuava completamente parado. Até que em Novembro, num curso em que estava a tirar, comecei a dar HTML. Apesar de eu já conhecer esta linguagem, tive uma oportunidade de ouro: Espaço num servidor que o professor tinha. Não perdi tempo, perguntei-lhe se podia manter lá o meu site, ele aceitou, e meti mãos à obra. Voltei a olhar para o conteúdo do site e pensei que não seria suficiente para lançá-lo naquele estado. Então, decidi criar um blog (Que é este blog) e um vídeo a publicitar o site, que depois meti no YouTube (Desculpem, não tenho nenhuma cópia do vídeo, acho que algumas pessoas ainda se lembram dele). Desde aí até ao fim do ano estive a dar notícias a um público de aproximadamente 0 pessoas... Mas eu gostava de escrever notícias na internet...

Mais uma vez peço desculpa pela confusão e tamanho destes artigos, não é fácil resumir mais do que isto, são 366 dias, e também não é fácil organizar o texto porque as informações caem-me do cérebro de forma aleatória. Assim que tiver memórias suficientes, trago o ano de 2009.

5 comentários:

  1. O DarkCaterpie visita este blog?
    Foram vc os dois que o fizeram ou foste so tu?

    Muito boa a tua historia!!!
    Estou a espera desse 2009 0.0

    ResponderEliminar
  2. O Darkcaterpie é também admin do Poké-PT, simplesmente não tem possibilidade de cá vir agora.

    ResponderEliminar
  3. Passaste dois dias inteiros a jogar sem parar? O.o
    Eu demorei quase um ano para chegar aos créditos do Platinum.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom...espero o 2009

    ResponderEliminar