terça-feira, 12 de julho de 2011

História do Poké-PT - Parte 1

Uma vez que em breve haverá mais uma das já várias grandes mudanças ao site, decidi escrever uma espécie de rascunho da história do site, que, por acaso, é quase como uma biografia minha dos últimos anos. Espero que gostem de grandes histórias. Ao contrário do meu costume com as notícias, hoje a notícia está escrita de um modo mais popular e não profissional, como se fosse escrito por um robô. Vou dividir esta história em anos, pois caso contrário era algo grande e extremamente chato. O desenvolvimento do site começou em 2008, mas isto foi apenas o resultado de uma série de eventos anteriores. Hoje, é essa parte da história que vou cobrir:

2007
Segundo a minha memória, foi em Abril de 2007 que tive o meu primeiro serviço de Internet. A minha entrada no mundo dos computadores já havia sido tardia, e já há uns anos que pedia aos meus pais um serviço de Internet. Um dia, o meu telemóvel decidiu avariar e lá fui eu para a loja, pois ainda estava na garantia (Isto é algo que me está a estrangular a memória... Supostamente o meu telemóvel foi comprado em 2004 e já não deveria estar na garantia por esta altura, levando à possibilidade destas datas estarem completamente erradas). Obviamente, o funcionário da loja não perdeu a oportunidade de falar do fantástico serviço de Internet Banda Larga Móvel, que, segundo as minhas contas era um conceito com 1 ano em Portugal na altura. Ora, neste mercado, quando algo chega a 1 ano de vida, o seu preço têm tendência a diminuir. Os preços apresentados na altura eram fantásticos, o que convenceu os meus pais (Finalmente).  Eu cheguei à Internet com conhecimento quase nulo... O pouco que sabia vinha da escola: Abrir o Internet Explorer (Versão 6, na altura), escrever www.google.pt naquele rectângulo em cima e pensar numa coisa para procurar (Antes de termos Internet estas coisas vêm sempre à cabeça... Depois de chegarmos lá elas desaparecem). O meu tráfego era limitado a 1GB por mês, que na altura era mais do que suficiente... O YouTube não era nada do que é hoje e eu também não usava nada que abusasse do tráfego.
Por essa altura, um colega meu começou a falar de uns jogos que eu não conhecia... Pokémon Diamond & Pearl. Eu sabia o que era Pokémon, eu gostava de Pokémon, mas eu era tão atrasado no mundo da tecnologia que ainda jogava Pokémon Silver, não havia necessidade de evoluir para um jogo mais recente. Esse colega acabou por comprar uma Nintendo DS Lite, com Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, e pouco depois comprou também o outro administrador deste site, o Darkcaterpie, com o mesmo jogo. Eu e o Darkcaterpie tínhamos quase o mesmo conhecimento quanto a Pokémon, a 2ª geração era o limite (Ainda me lembro do espanto do Darkcaterpie quando viu o Hariyama pela primeira vez, em Pokémon Ranger, um jogo que ele comprou mais tarde).
Vendo tanta gente com Nintendo DS à minha volta, a minha vontade de comprar uma voltou (Era algo que me tinha passado pela cabeça no ano anterior). Comecei por fazer algo ilegal, tive de ver com os meus próprios olhos os jogos Diamond & Pearl de que tanto o meu colega falava e joguei-os no PC com emulador. Os jogos eram fantásticos.
Consegui reunir dinheiro suficiente, e em Agosto comprei finalmente uma Nintendo DS Lite, com o jogo FIFA07 (Eu ia comprar Pokémon Pearl, mas o último na loja foi vendido poucos minutos depois de eu lhe por a vista em cima... Sempre tive muita sorte). Quando voltei a falar com o Darkcaterpie e lhe disse que tinha comprado DS, começamos a arranjar maneiras de jogar um com o outro. O Darkcaterpie comprou logo o jogo que eu tinha, FIFA07, e fartamo-nos de jogar. Mas esta não era a experiência multiplayer perfeita. Havia um jogo que eu tinha jogado e tinha de experimentar numa DS verdadeira... Esse jogo era Pokémon Diamond.
Decidimos então que eu comprava Diamond e o Darkcaterpie comprava Pearl. Outra coisa que fizemos foi entrar num fórum Português de Pokémon, o Pokéfórum-PT, algo que nos mostrou que eramos ignorantes nestes jogos. É aqui que entra um problema chamado Concentra... O jogo só voltou a aparecer nas lojas em Outubro, quase 1 mês depois de termos decidido comprar os jogos. O pior é que pela altura que os jogos chegaram, o Darkcaterpie tinha enviado a sua DS Lite para arranjo, ou seja, eu comecei a jogar sozinho. Felizmente pouco depois o Darkcaterpie já tinha o seu jogo, e normalmente, todos os dias depois da escola, ele vinha para a minha casa jogar. O meu elevado nível de ignorância face às mecânicas do jogo deu-me sede de conhecimento, e tentava sempre saber mais. Depois, dizia algo que tivesse descoberto ao Darkcaterpie, e ele aplicava o conhecimento sempre melhor do que eu...
E foi assim o resto do ano, jogar Pokémon Diamond com o Darkcaterpie a jogar Pokémon Pearl.  Por mais que tente, acho que nunca volto a jogar com tanto gosto como nesta altura. Às vezes, o facto de ser ignorante e haver sempre mais para saber é excelente.

E foi este o meu ano de 2007, um ano que fica marcado pela compra, tanto da minha parte como do Darkcaterpie, daquela que eu considero a melhor consola de sempre: Nintendo DS (Não quero criar discussões agora, eu disse "eu considero"). Embora ainda não tenha falado do site, tudo isto terá sem dúvida efeito na decisão de criar um site. Peço desculpa pela confusão, a notícia foi escrita aqui mesmo, sem planeamento, o que leva a algo pouco compreensível, mas espero que seja o suficiente para perceberem. Voltem em breve para ver o ano de 2008.

6 comentários:

  1. To a espera da parte 2 >.<
    Gostei muito desse "rascunho"!

    ResponderEliminar
  2. Como vai ser chamado o novo site??
    Nintendo-Pt??

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar meter a 2ª parte esta noite, mas posso ter de adiar... É difícil lembrar-me de tudo. xD

    Quanto ao nome do novo site, ainda não está decidido, mas em princípio não será esse.

    ResponderEliminar
  4. Que tal Super Legend of Pokémon. Já que o teu site fala sobre Pokémon, Super Mario e Legend of Zelda acho que é um grande nome.

    ResponderEliminar
  5. Boa historia... mas quando e k o site ta up! ja tenho saudades de ir ao vosso chat falar cm voces e jogar poke online-eu. xD

    Abraço shivan30

    ResponderEliminar
  6. Quanto ao nome "Super Legend of Pokémon", até gosto da ideia mas não se esqueçam que o site vai ser sobre Nintendo em geral. Essas 3 séries são apenas aquelas em que nos vamos focar mais. Se bem que é um nome que ainda pode ir a julgamento. xD
    Como já disse o site só deve voltar no fim do verão. Quanto ao chat, vou tratar de abrir o nosso chat no http://poke-pt.pt.vu, não penso abrir nenhum aqui no blog porque o meu é difícil de portar para aqui e não gosto de chats Java/Javascript.

    ResponderEliminar